A Campanha Agosto Azul, iniciada em 2012 no estado do Paraná, tem como objetivo o incentivo ao cuidado em saúde à população masculina, devido a alta incidência de doenças crônicas, como o câncer de próstata, DST, hipertensão e diabetes. Este ano o tema abordado será o Tabagismo, tanto na área de educação em saúde quanto na área de prevenção.
Desde 2014, com a Lei 12.456, apesar do aumento do número de estabelecimentos livres de cigarro, o Brasil ainda se apresenta no ranking dos países com maiores números de fumantes do gênero masculino. O site The Tobacco Atlas mostra as estatísticas através de infográficos sobre o consumo de tabaco no mundo. Além de mostrar os dilemas, também propõe soluções para a resolução do problema, conforme esta apostila on-line.
Em termos de Brasil, os avanços no SUS nesta área são grandes, com o investimento tanto na área federal com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, quanto estadual e municipal, com os grupos de apoio amparados pelos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde.
No Paraná, quem deseja parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser encaminhado até um dos 250 ambulatórios especializados no tratamento da pessoa tabagista. O tratamento é realizado por profissionais de Saúde especializados na área e tem a duração de 1 ano – tempo necessário para que o fumante deixe o vício e não tenha recaídas. Para mais informações, clique aqui.